Motivação e Auto-Confiança

É provavelmente seguro afirmar que todas as pessoas tem necessidade de alcançar algo nas suas vidas.  Queremos alcançar algo importante, de valor, de qualidade e com significado para nós.

A medida que a vida acontece,  frequentemente olhamos para trás e fazemos uma análise do que conseguimos alcançar nas várias esferas da vida, como relacionamentos, família, emprego, negócios, independência financeira, carreira, estudos, espiritualidade, etc. O resultado desta análise e o significado que atribuímos aos resultados pode ditar o nível da nossa auto-confiança e motivação para acções futuras.

A motivação não se encontra fora de nós. Não é possível alguém motivar-lo/a a nada.  A motivação vem de dentro de cada um de nós, e ela é alimentada pelos objectivos e ideais, e estes por sua vez definem a nossa atitude perante os desafios da vida.  Se você vai trabalhar e não consegue relacionar o seu trabalho com objectivos e ideais futuros, será difícil se sentir motivado, pois motivação significa MOTIVO para ACÇÃO.

Quando estamos motivados, ganhamos tenacidade para enfrentar obstáculos que possam surgir, pois temos sempre um ideal maior em mente. Quando estamos motivados para alcançar objectivos da nossa vida, predispomo-nos a:
· Melhora a auto-disciplina
· Descobrimos o que somos capazes
· Desafiamo-nos a quebrar todos os limites auto-impostos
· Recompensamo-nos por alcançar os nossos objectivos
· Gozamos de reconhecimento dos nossos amigos, familiares
· Gozamos da sensação de sucesso contínuo
· Desenvolvemos a auto-confiança

A Auto-confiança significa capacidade para enfrentar qualquer situação sem permitir que o medo nos afecte ou que o “ego” tome controle. Quanto mais somos capazes de alcançar algo,
tornamo-nos ainda mais auto-confiantes, e quando mais auto-confiantes somos,  somo mais capazes de alcançar objectivos ainda maiores.  O oposto também é real. Pessoas com baixo nível de auto-confiança têm um passado (ou presente) de derrotas e insucessos.   A causa do insucesso pode ter sido a baixa autoconfiança, mas a baixa auto-confiança causa o insucesso.  Perceber esta relação entre motivação e auto-confiança, pode quebrar um ciclo vicioso de derrotas contínuas e leva-lo ao sucesso.

O que é o sucesso? Segundo Earl Nightingale, sucesso é a realização progressiva de um ideal digno.  Isto que dizer que para que você experimente o sucesso nas diferentes áreas da sua vida, primeiro tem que ter um ideal, e esse ideal tem que ser digno de si, pois você irá dar o melhor de si para alcançar esse ideal.  O outro aspecto é que o sucesso é progressivo, o que significa que a partir do momento que você começa a dedicar-se a esse ideal, você já é bem sucedido, e continua a ser bem sucedido durante todo o percurso. Por exemplo, se você pretende se licenciar numa área de estudos, no primeiro dia de aulas, você já é bem sucedido, e continua a ser bem sucedido em cada dia que vai a escola, em cada minuto que se dedica ao estudo.  Mas se durante o percurso você desiste, o seu sucesso para porque não há progresso.

Quando alcança o objectivo, o sucesso também para, porque você já alcançou aquele ideal, e não tem mais motivação (motivo) para ir a escola (agir).  A partir desse ponto, você tem que estabelecer outro ideal ou meta para se sentir motivado.  Então, não se fixe no chegar, mas sim no valor do trajecto pois este é que tem lições para si, e vai construir a sua auto-confiança.


Para quem é gestor de Recursos Humanos, poderá ser útil acrescentar este conceitos como ferramenta para a motivação para o desempenho profissional  Ajude aos colaboradores a terem uma visão mais abrangente das suas vidas e a fixarem objectivos pessoais.

Uma maneira simples e eficaz de conseguir ajuda no trajecto de sucessos, é ter um coach ou mentor que irão ajuda-lo nas acções progressivas para a realização do seu ideal.


Aguardo pelos seus comentários

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fontes Multiplas de Rendimento