O que esperar numa entrevista de selecção e como se preparar

Procurar um emprego é uma tarefa bastante difícil, especialmente no contexto actual em que ter um certificado e a experiência necessária pode não ser suficiente para abrir as portas do tão desejado emprego. É importante usar as redes de contacto (e construí-las) de forma a aumentar as suas oportunidades de ser chamado a uma entrevista de selecção.

Uma vez seleccionado para a entrevista, é importante maximizar a oportunidade. Lembre-se que você vai ser comparado com o perfil desenhado para a vaga (você conhece porque viu o anuncio) e também está a ser comparado com todos os outros candidatos a serem entrevistados (você não os conhece!). É importante impressionar o entrevistador, e convence-lo que você tem algo a oferecer à organização.

Ao ser convidado a entrevista, tente negociar a data e hora da entrevista para pelo menos 48 horas depois da tomada de conhecimento. Este tempo você irá usa-lo para gerir as suas emoções e se preparar. Investigue sobre a empresa, volte a ler o seu CV e o perfil da vaga, prepare a sua imagem, procure saber onde é o local da entrevista, e se o lugar não lhe é familiar, vá até lá.

É normal você se sentir ansioso e nervoso na véspera e no dia. Afinal este é um evento que provavelmente irá definir o seu futuro. A melhor forma de gerir esta emoção é preparar, preparar e preparar! Se você não se preparar para o sucesso, você já está preparado para a derrota!

No dia da entrevista:
 Se é normalmente nervoso, faça exercícios de respiração antes de sair de casa, e pelo caminho, tente se lembrar de eventos alegres a visualize o sucesso, isso pode ajuda-lo a acalmar-se;
 Vista-se para o sucesso. Traje formal, não use cores fortes. Para mulheres, aconselho traje executivo e não festivo;
 O perfume deve ser bem gerido, quase imperceptível. Se o entrevistador for asmático ou alérgico ao perfume, vai precisar de despachar a tua entrevista porque não aguenta com o perfume.
 Na entrevista, mantenha o
contacto visual, fale sempre positivo, evite falar mal do seu antigo/actual chefe, empresa, etc. mesmo que eles mereçam. Tudo o que você disser, será usado para formular uma opinião a seu respeito.

Prepare-se para responder as seguintes perguntas:
  1. O que é que sabes sobre esta empresa/organização? É muito importante que você investigue sobre a empresa.  Saiba qual é a sua missão, seus valores, os produtos/serviços que vende e como vende. Entre no website leia e tente escrever com suas próprias palavras o que você entendeu e volte para o site e verifique a informação.  Se puder, vá a empresa antes da entrevista, peça informações sobre a empresa ou telefone e faça perguntas informativas. Ir a entrevista numa empresa que você nada sabe sobre ela reduz consideravelmente as suas chances de se dar bem;
  2. Porque é que se candidatou a esta vagas? A resposta a esta pergunta não deve ser “porque estou a procura de emprego”. A sua resposta deve se focar no interesse que você possa ter pela empresa, e logo a seguir fazer a ligação com o interesse profissional que você possa ter com a vaga, as possibilidades de carreira, etc.;
  3. Porque é que pretendes sair do teu presente emprego? Formule a sua resposta a volta dos teus planos de carreira, objectivos de vida e da vantagem que você acha que a vaga a que se candidata irá trazer. Se você está a pouco tempo nessa empresa e não está a conseguir ficar lá, em vez de falar mal deles poderá dizer algo como “depois de xx tempo, sinto que não consegui me identificar com a empresa/produto” ou algo similar;
  4. O que é que fazes na posição actual? Enfatize os aspectos relevantes a vaga que você está a se candidatar.  Esses são os aspectos que estão em avaliação;
  5. O que é que o faz pensar que estás preparado para assumir os desafios desta posição? O entrevistador que saber que conhecimentos e experiência você traz na “manga” fale dessa experiencies dando exemplos concretos de como você pretende usa-lo;
  6. Quais são os teus pontos fracos e fortes? Não se limite a dar uma lista, mas também a forma como você os irá a aplicar os pontos fortes nesta posição. Se decidir falar de seus pontos fracos, seja estratégico, fale do que você já está a fazer para ultrapassar essas fraquezas. Não fique muito tempo a falar disto, é uma área onde os entrevistados se emocionam e acabam falando mais do que devem;
  7. Tens alguma pergunta a fazer?Tenha sempre uma pergunta a fazer, mas que seja relacionada à posição e a organização.  Logo depois você já poderá fazer uma pergunta relacionada a salários e benefícios.Se a pergunta que você tinha preparado de alguma forma ficou respondida durante a entrevista diga claramente - a pergunta que eu trazia após rever o vosso website, ler os relatórios anuais etc. (conforme for o caso), era (faça a pergunta) mas esta de alguma forma foi respondida, e eu agradeço. Finalmente pergunte sobre os próximos passos, agradeça pela oportunidade (sorrindo)!
Dicas:
        Diga sempre a verdade;
        Responda a perguntas com exemplos práticos;
        Não fique a vaguear com a resposta, vá directo ao ponto;
        Aparente segurança, mesmo que esteja nervoso;
        Não dance na cadeira, tenha os pés firmes no chão, mantenha o contacto visual, não estale os dedos;
        Não interrompa, e nem critique;
        Não chame atenção às suas fraquezas;
        Crie uma impressão forte com a sua firmeza e inteligência e não com criticas e nem piadas; 

Boa sorte. 
Achou útil? deixe um comentário.  Gostaria de ter mais informações sobre este tema?  Deixe sugestões para tópios futuros. :-)

Comentários

  1. Achei muito útil,as dicas que aqui deixou, mas tenho alguns comentários que gostava de partilhar.
    É MUITO DIFÍCIL negociar o dia da entrevista, pois na maior parte das vezes as empresas ditam as regras, e os interessados na vaga normalmente demonstram a famosa disponibilidade imediata, por isso acredito que seja uma difícil negociação, tenho muitas dificuldades em gerir o nervosismo e quase sempre tenho dificuldades em responder a duas perguntas, 1." quanto pretende receber?" e 2." quanto esta receber no emprego actual, ou quanto recebia no ultimo emprego?" será que devo responder sem mentiras?

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Estas dicas são óptimas!
    O que fazer quando alguém se encontra na seguinte condição: Recebe uma proposta para ocupar um cargo, que nunca ocupou antes e não tem experiência nenhuma sobre o trabalho a realizar, por exemplo ser gestor de uma empresa, enquanto que só deu aulas desde que começou trabalhar?
    Muitas vezes, as pessoas mais sérias entram em pânico e não sabem o que fazer. Não sabem se aceitam a proposta, se recusam, se podem negociar para passarem a candidatura para o próximo concurso, etc. Como lidar com esta situação?
    Mesmo que o chefe diga que a pessoa vai aprender, trabalhando, o medo prevalece. Ficam várias questões: Será que os colegas terão paciência, se não conseguir vai perder o emprego, o que vai acontecer no futuro próximo?
    Se a pessoa concorre para uma vaga e é chamada depois de muito tempo, enquanto que acaba de abraçar outro emprego, pode largar o novo emprego, tem apenas 2 ou 3 meses de trabalho? Se largar não vai influenciar negativamente na outra empresa e sua integridade profissional? É ético? Seria uma grande falta de respeito e consideração...?
    Dona Marta, como acabar com estes bichos na cabeça de alguém?! Bjinhos de muita benção!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom,gosto de investir Meu tempo lendo Seu Blog, as dicas são muito boas e Você escreve de forma clara e objetiva.

    Parabens!

    Joaquim Junior - Brasil / SP

    Blog: http://mecfacil.blogspot.com
    Site: http://br.linkedin.com/in/joaquimjr

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fontes Multiplas de Rendimento

Motivação e Auto-Confiança